O gargarejo com limão, o chá de gengibre e o chá de barbatimão são opções de remédios caseiros que podem ajudar a aliviar a dor de garganta, já que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Além disso, recomendado consumir bastante líquidos para se manter hidratado, como água, água de coco, infusões ou caldos, manter o ambiente úmido e evitar exposição a agentes irritantes, como a fumaça, por exemplo.
A dor de garganta pode acontecer sem uma causa específica, ou esta relacionada com uma gripe ou resfriado, por exemplo. É importante que o médico seja consultado quando a dor não melhora com o uso dos remédios caseiros ou se é muito intensa, durar mais de 3 dias ou estar acompanhada por febre ou outros sintomas, como dor de cabeça ou fraqueza.
1. Chá de hortelã
O chá de hortelã é um remédio natural popularmente utilizado no tratamento de gripes e resfriados, principalmente por ser capaz de aliviar a dor de garganta. De acordo com alguns estudos científicos, essa planta contém uma boa concentração de mentol, um tipo de substância que ajuda a tornar o muco mais fluído e a acalmar a garganta irritada.
Além disso, o chá de hortelã também possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas que ajudam a curar a dor de garganta mais rápido.
Ingredientes
- 1 talo de hortelã;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar e tomar quando estiver morno. Este chá pode ser ingerido 2 a 3 vezes por dia.
2. Gargarejo com limão
O limão é um ingrediente muito comum no preparo de remédios caseiros para tratar desconforto na garganta, gripes e resfriados. Isso acontece devido à sua composição em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.
Dessa forma, fazer um gargarejo com água de limão concentrada, pode ajudar a diminuir o desconforto da garganta inflamada.
Ingredientes
- ½ xícara de água morna;
- 1 limão.
Modo de preparo
Misturar o suco do limão na ½ xícara de água morna e depois fazer o gargarejo. Este gargarejo pode ser feito até 3 vezes por dia.
3. Chá de camomila com mel
O chá de camomila com mel é uma mistura muito eficaz contra a dor de garganta, pois além de o mel ajudar a hidratar os tecidos irritados, a camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada.
Além disso, algumas investigações também parecem indicar que a camomila consegue estimular o sistema imunológico, ajudando no combate de gripes e resfriados.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as flores de camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, adicionar a colher de mel, coar e beber ainda morno, 2 a 3 vezes por dia.
No caso dos bebês com menos de 2 anos deve oferecer-se apenas o chá de camomila sem o mel, pois o consumo de mel nos primeiros de vida pode causar uma infecção intestinal grave, conhecida como botulismo.
4. Gargarejo de água morna com sal
Este é outro dos remédios caseiros mais populares para o tratamento da dor de garganta, mas que, de fato, tem um rápido e forte efeito contra a dor. Este efeito se deve à presença do sal que ajuda a dissolver muco e secreções que possam estar na garganta causando desconforto, além de ter efeito antibacteriano, que elimina possíveis bactérias que esteja contribuindo para a garganta inflamada.
Ingredientes
- 1 copo de água morna;
- 1 colher (de sopa) de sal.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes até que o sal se dissolva completamente na água. Depois fazer gargarejos com a mistura ainda morna e repetir 3 a 4 vezes por dia, ou conforme necessário.
5. Chá de gengibre
A raiz de gengibre é um potente anti-inflamatório natural que pode ser usado para aliviar as dores de vários problemas inflamatórios, incluindo a dor de garganta. O gengibre possui compostos bioativos, como o gingerol e o shogaol, que reduzem a inflamação e eliminam microrganismos que possam causar infecção e piorar a dor.
Ingredientes
- 1 cm de raiz de gengibre;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Descascar a raiz de gengibre e fazer pequenos cortes. Depois adicionar o gengibre na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber ainda morno. Tomar este chá 3 vezes ao dia.
Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é o suco de toranja, pois essa fruta é rica em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim o desconforto da garganta inflamada, assim como outros sintomas típicos de gripes e resfriados.
- 3 toranjas
Modo de preparo
Lavar as toranjas, cortar no meio, retirar as sementes da toranja e levar as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beber o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.
Este suco não deve ser usado quando se está tomando algum remédio, pois pode interferir com o seu funcionamento, anulando o efeito. Assim, o melhor sempre é informar o médico para saber se é possível beber suco de toranja, enquanto se está tomando outros remédios.
7. Chocolate com hortelã
O chocolate e a hortelã podem ser também utilizados para combater a dor na garganta, já que o chocolate meio amargo é rico em flavonoides anti-inflamatórios e a hortelã possui mentol, ajudando a diminuir a irritação da garganta.
Além disso, a gordura presente no chocolate ajuda a lubrificar a garganta, aliviando a tosse e o desconforto. Para isso, é indicado que o chocolate com hortelã não seja mastigado, mas que fique na boca até que seja derretido.
Outra forma de consumir o chocolate com hortelã é em vitamina, devendo bater o chocolate com leite vegetal e alguma outra fruta, e consumir ao longo do dia.
8. Chá de barbatimão
O chá de barbatimão é rico em alcaloides, flavonoides e esterois, que possuem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a combater a inflamação e aliviar a dor de garganta.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de casca de barbatimão;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Acrescentar as cascas do barbatimão e a água em uma panela e deixar ferver em fogo baixo durante 10 minutos. Em seguida, apagar o fogo e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá 3 a 4 vezes ao dia.
9. Mel
O mel possui propriedades que ajudam a aliviar a dor de garganta e a tosse. Além disso, tem ação antimicrobiana, que ajuda a combater vírus e bactérias responsáveis pela inflamação na garganta.
É recomendado que seja consumido 2 colheres de sopa de mel antes de dormir, já que o doce estimula a produção de saliva, que melhora a a mucosa da garganta e alivia a irritação, além de reduzir e aliviar a dor e a tosse.
10. Chá de sementes de feno grego
As sementes de feno grego são ricas em substâncias anti-inflamatórias como alcaloides e flavonoides, que atuam reduzindo a produção de substâncias inflamatórias, como prostaglandinas e citocinas, sendo de grande utilidade para favorecer o tratamento de inflamações da garganta, aliviando a dor.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de sementes de feno grego;
- 1 xícara de água fria.
Modo de preparo
Acrescentar as sementes de feno grego na água fria e deixar repousar por 3 horas. Em seguida, ferver todos os ingredientes, coar e consumir morno 3 vezes ao dia.
Discussão sobre esse post