O setor de alimentos para fins especiais mostrou crescimento significativo em 2024, com destaque para o aumento do consumo aparente de vitaminas, contabilizado em 9,3% entre janeiro e dezembro, na comparação com o ano anterior.
Já concentrados de proteínas registraram um avanço de cerca de 3% no mesmo período. Os dados são de acordo com o mais recente boletim econômico da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), calculado pela Websetorial.
O setor como um todo expandiu 2,4% em consumo aparente ao longo do ano, em comparação com 2023. Além da alta no consumo, há registro de aumento na geração de empregos. A contratação de profissionais na indústria evoluiu 4,4% em 2024, valor que representa a abertura de mais de 4,3 mil posições de trabalho.
Importações também crescem
Quando se trata de importações, o segmento teve um aumento de 24,6%, totalizando mais de 1 bilhão de dólares, o que reforça o interesse do consumidor brasileiro em alimentos dessa categoria. Concentrados de proteínas e vitaminas também obtiveram elevações nesse quesito, com crescimento de 66,7% e 15,6%, respectivamente.
“O setor apresentou um crescimento contínuo ao longo de 2024, impulsionado pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento. A introdução de novos ingredientes e tecnologias resultou em maior eficácia e diversificação dos produtos, fortalecendo a confiança dos consumidores. De modo geral, foi um ano em que a indústria consolidou sua importância e expandiu sua base de consumidores, fatores essenciais para esse desempenho positivo”, afirma Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD.
Discussão sobre esse post