Terceiro país no top 10 de consumo de produtos de proteção solar, atrás somente dos Estados Unidos e China, o Brasil, que registrou vendas de R$ 5,6 bilhões em 2024, com elevação de 6,4% em relação ao ano anterior, deverá atingir R$ 9,5 bilhões até 2029, um crescimento de 67% no período, segundo a Euromonitor International.
O notável no desempenho do mercado brasileiro de proteção solar é que, de acordo com a Euromonitor, tanto o aumento das vendas no ano passado quanto a previsão para os próximos 5 anos são bem superiores ao mercado global, que cresceu 5,3% em 2024 e deverá registrar elevação de 41,5% até 2029.
Lançamentos disparam
Entre os lançamentos no e-commerce em categorias e mercados-chave durante 2023-2024, monitorados pelo sistema de inovação da Euromonitor, a categoria de cuidados solares registrou um aumento de 19% em novos produtos em 2024, muito maior do que a média de 3% da categoria de beleza e cuidados pessoais. Quase 75% dos novos lançamentos de cuidados solares em 2023 ainda estavam ativos no final de 2024, indicando tração do produto. “Isso reflete a crescente conscientização do consumidor sobre a importância da proteção solar durante todo o ano e sinaliza um potencial de crescimento contínuo”, avalia a analista sênior Egle Tekutyte.
Consolidação das marcas
Egle destaca que a expansão de novos produtos tem sido impulsionada em grande parte por marcas consolidadas com fortes relacionamentos com varejistas. “As empresas estão renovando ativamente seus portfólios de marcas, com 95% dos lançamentos de proteção solar sendo lançamentos de submarcas, destacando como a renovação apoia o crescimento sustentado, atualizando o valor da marca existente e alcançando novos segmentos de consumidores”.
Related Post
Donation
Buy author a coffee