A calculadora do sono permite identificar a hora mais indicada para acordar ou adormecer baseado nas suas preferências de horários para que se tenha de 5 a 6 ciclos de sono por noite, que é a quantidade normalmente recomendada.
Para ter uma boa noite de sono deve-se calcular quantos ciclos de 90 minutos você tem de dormir para despertar no momento em que o último ciclo terminar e, assim, acordar mais relaxado, com energia e boa disposição.
Como funciona o ciclo do sono?
O ciclo do sono corresponde a um conjunto de fases que tem início no momento em que a pessoa adormece e vai até a fase do sono REM, que é a fase do sono mais profunda e que garante o sono mais reparador e mais relaxante.
O corpo passa por vários ciclos de sono que têm duração de 90 a 100 minutos e, durante o período de 8 horas de sono em uma noite, normalmente se repetem por 4 a 5 vezes.
Quais são as fases do sono?
Existem 4 fases do sono, sendo elas:
- Sono leve – fase 1, que é uma fase bastante leve e que dura até 10 minutos. Essa fase tem início a partir do momento que a pessoa fecha os olhos, no entanto é possível acordar facilmente com qualquer som;
- Sono leve – fase 2, que dura de 10 a 25 minutos e, nessa fase, o corpo já se encontra relaxado, mas a mente continua ativa e, por isso, é ainda possível acordar durante essa fase do sono;
- Sono profundo – fase 3, em que os músculos relaxam ainda mais e o corpo está menos sensível a barulhos ou movimentos, sendo mais difícil acordar. Essa fase é muito importante para a recuperação do corpo;
- Sono REM – fase 4, também conhecida como fase de sono profundo, é a última fase do ciclo do sono e que dura de 10 minutos até 1 hora.
Na fase REM, os olhos se movimentam rapidamente, os batimentos cardíacos aumentam e os sonhos aparecem. Para entrar nesta fase mais facilmente, é recomendado diminuir a luz do ambiente e evitar telas de eletrônicos antes de dormir. Veja mais sobre o sono REM.
Por que precisamos dormir bem?
Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque é durante o sono que o organismo consegue recuperar as energias, regular o metabolismo e o nível de hormônios fundamentais para o funcionamento do corpo.
Além disso, durante o sono há a consolidação do que foi aprendido durante o dia, bem como reparação dos tecidos e fortalecimento do sistema imunológico.
Quando não se tem uma boa noite de sono podem surgir sintomas, como alteração do humor, irritabilidade e falta de energia, além de aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes e pressão alta. Confira mais razões do porquê precisamos dormir melhor.
Discussão sobre esse post