Nos últimos anos, vivemos a conscientização da saúde integral, mas esse assunto não fica em 2024. Os novos relatórios de tendência em saúde apontam que, em 2025, continuaremos olhando para o bem-estar com ainda mais foco na longevidade, de acordo com a Top Global Consumer Trends 2025.
Agora, o consumidor está investindo em soluções preventivas para uma longevidade saudável, com isso, os suplementos ganharam ainda mais destaque para complementar a alimentação de forma simples, eficaz e segura.
O suplemento alimentar de creatina vem ganhando destaque no mercado brasileiro com um avanço de 67,7% em unidades nos últimos cinco anos e mais de 92% de faturamento no mesmo período, trazendo à tona um mercado totalmente promissor para 2025.
Mais do que nunca, o uso da creatina para performance física está ganhando grande visibilidade devido ao auxílio no aumento do desempenho físico durante exercícios físicos repetidos de curta duração e alta intensidade. Isso acontece, basicamente, pelo aumento dos níveis de fosfocreatina nos músculos que adiam a fadiga em exercícios físicos de força, proporcionando mais repetições sem falhas.
Mas qual a conexão da longevidade com a creatina? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, uma em cada cinco pessoas terão 60 anos de idade ou mais, totalizando 2 bilhões de idosos no mundo e, recentemente, foi descoberto que o envelhecimento natural não acontece em um ritmo contínuo e, sim, em “períodos”, com grandes mudanças aos 44 e aos 60 anos de idade, oferecendo um novo olhar para a longevidade.
Para desfrutar de uma longevidade saudável, alguns cuidados preventivos precisam ser adotados ao longo dos anos, como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Este último é importante para a prevenção de problemas causados pelas alterações de massa muscular e força, que estão ligadas à diminuição de hormônios, baixa ingestão de proteínas e inatividade física, comprometendo a mobilidade no dia a dia.
O papel da creatina no aumento do desempenho de exercícios físicos está sendo uma estratégia para potencializar a repetição do exercício tanto em pessoas com idade avançada, quanto em mais jovens, ambos buscando a prevenção e longevidade saudável.
Diante das informações, fica evidente que a creatina se consolidou como um aliado para atender o consumidor que busca por saúde integral e longevidade, demonstrando um potencial promissor para o bem-estar.