A epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país e pioneira no programa de benefícios de medicamentos (PBM), lança o Medicamento Solidário, plataforma de financiamento coletivo de compra de medicamentos para pessoas, de todas as regiões do país, sem condições de arcar com os custos de remédios.
De acordo com levantamento do Banco Mundial, a taxa de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que não conseguiram medicamento no serviço público de saúde saltou de 7,8% para 44,2%, entre 2013 e 2019.
Os custos com remédios pesam nas despesas familiares. Segundo dados do IBGE, um terço do gasto das famílias com saúde em 2021 foi para comprar remédios.
Nesse cenário, o objetivo é que o Medicamento Solidário ajude a garantir continuidade no tratamento medicamentoso sem comprometer a renda das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Estamos profundamente comprometidos em encontrar soluções inovadoras que impactem positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas. Com o Medicamento Solidário, estamos capacitando comunidades em todo o Brasil a oferecer um apoio essencial a quem mais precisa. Essa plataforma é mais um passo no nosso compromisso contínuo de tornar a saúde acessível e de qualidade”, destaca Eduardo Mangione, CEO da epharma.
Como participar
Para ser beneficiário, é necessário se cadastrar no site como pessoa física e apresentar receita médica válida, documento de identificação, CadÚnico (cadastro que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda) e contar sua história.
Todos os dados fornecidos pelos cadastrados serão avaliados pela epharma para garantir a elegibilidade e validade dos documentos.
Os cadastros são avaliados em um prazo de até 5 dias e não há limite para iniciar uma campanha, nem restrição de região. Cada campanha tem um período ativo de 3 meses para receber doações e pessoas físicas e jurídicas podem contribuir.
“Nossas ações estão diretamente ligadas à estratégia ESG e a implementação do programa Medicamento Solidário contribui para reforçar nossas iniciativas de ampliação do acesso ao tratamento medicamentoso. Nosso propósito é gerar impacto social por meio da promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, explica Juliana Felismina, gerente de ESG da epharma.
Para obter o medicamento, é necessário pegar a autorização no site do programa após conclusão da campanha e retirar na farmácia credenciada mais próxima, passando pelo sistema autorizador da epharma.
Ajuda ao Rio Grande do Sul
O programa inicial dará apoio às vítimas das chuvas no sul do país, com destaque para pacientes oncológicos atendidos pelo Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre.
Por meio da plataforma, os doadores já podem fazer a diferença no tratamento de pessoas que enfrentam obstáculos significativos para acessar cuidados de saúde adequados.
No dia do lançamento do Medicamento Solidário, foram criadas 11 campanhas e 50% delas tiveram 100% de arrecadação.
Para contribuir com as campanhas ou criar uma, acesse o Programa Medicamento Solidário.
Discussão sobre esse post