Bebidas com menos açúcar e fugir dos sabotadores são algumas das dicas que podem ajudar a “não botar o pé na jaca” nas festas de Natal e Ano Novo. Sim, não é tarefa das mais fáceis, diante de tantas tentações, mas é possível.
A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato compartilha algumas dicas que vão ajudar a, pelo menos, manter o peso diante de tantas guloseimas e bebidas. “Se tem um alimento que você gosta muito nessas festas de fim de ano, não se prive de comer, mas se proponha a ingerir a quantidade ideal, sem exageros. Alguns estudos mostram que o maior prazer na hora da alimentação acontece no início, com os primeiros pedaços”, alerta a especialista.
Veja as outras dicas:
• Mesa de petiscos?
Tente ficar longe! Principalmente se você estiver com fome. Quando você fica perto de petiscos e se distrai na conversa, a chance de exagerar é grande.
• Vai beber?
Dê preferência às bebidas com menos açúcar. Espere o copo esvaziar para enchê-lo novamente. Assim, terá controle de quanto está bebendo.
• A cada gole de bebida alcoólica, dê também um gole de água para manter-se hidratado, pois o álcool desidrata o organismo rapidamente.
• Ressaca?
A dica é manter-se hidratado e usar medicamentos apropriados para os sintomas, mas sempre com a orientação do seu médico. A ingestão de alimentos leves é muito importante para a recuperação após excesso de álcool.
• Fuja dos sabotadores
Aquelas pessoas que dizem que você não precisa fazer dieta no fim de ano e insistem para que você coma e beba mais.
Hora da retomada
Não tenha medo de subir na balança após o término das celebrações de fim de ano. “Verifique seu peso para saber se houve algum ganho e, em seguida, retome seu estilo de vida saudável, que inclui manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos diariamente e garantir noites de sono reparadoras. Esses são elementos essenciais para iniciar 2024 de forma positiva”, aconselha Dra. Lorena.
Discussão sobre esse post