Desde 1º de agosto, todas as prescrições para Zolpidem devem ser feitas em Notificação de Receita B, azul, acompanhada da receita.
De acordo com a Anvisa, as Receitas de Controle Especial contendo até 10 mg de zolpidem ou zaleplona ou até 7,5 mg de zopiclona ou eszopiclona, por unidade posológica, emitidas até 31 de julho devem ser atendidas durante sua validade.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) informa que é importante observar:
- Validade da receita: aquelas emitidas até 31 de julho continuam válidas. A dispensação dos medicamentos prescritos deve ser com base nessas receitas.
- Quantidade de dispensação: de acordo com a RDC 357/2020, é permitida a dispensação em quantidade superior ao que foi anteriormente prescrito para notificações de receita e receitas de controle especial emitidas antes dessa regulamentação. É permitido fornecer, no máximo, mais 30 dias de tratamento além do que foi originalmente prescrito.
- Registro e documentação: deve-se registrar todas as dispensações e manter a documentação adequada para fins de rastreabilidade.
- Comunique-se com o paciente: explique ao paciente que a receita continua válida e que você está seguindo as diretrizes temporárias.
Fonte:
Guia Farmaceutico
Discussão sobre esse post