O colesterol LDL é importante para o bom funcionamento do corpo desde que dentro dos valores desejáveis, já que contribui para a formação de hormônios, vitamina D e bile.
No entanto, quando em excesso, pode acumular-se dentro dos vasos sanguíneos e favorecer a formação de placas de gordura que podem restringir a passagem de sangue nos vasos e aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral e, por isso, também é conhecido como colesterol mau ou ruim.
Assim, para evitar os riscos relacionados com o colesterol mau elevado, é importante praticar atividade física de forma regular e ter uma alimentação pobre em gorduras e açúcares.
Como saber se está alto
Para saber se o colesterol LDL está alto, é importante que seja feito exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol total e frações, pois o LDL alto não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas. É possível suspeitar que o LDL está alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, com excesso de refrigerantes, frituras, carnes gordurosas e doces.
De forma geral, os valores de referência para o colesterol LDL estão entre 50 e 130 mg/dL. A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada, e orientada pelo médico, sendo que pessoas com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.
O que fazer para diminuir
Para diminuir os níveis do colesterol LDL circulantes, é recomendado:
- Praticar atividade física de forma regular, principalmente exercícios aeróbicos, para que o colesterol seja utilizado como fonte de energia, evitando que fique acumulado;
- Fazer uso de medicamentos indicados pelo médico, em alguns casos, como Sinvastatina, Atorvastatina ou Rosuvastatina, que ajudam a diminuir os níveis de LDL;
- Ter uma alimentação saudável, priorizando alimentos ricos em fibras, pois ajudam a baixar o colesterol circulante. Veja uma lista de alimentos para baixar o colesterol.
É recomendado também evitar queijos amarelos, alimentos processados e embutidos, frituras, refrigerantes e alimentos ricos em gordura trans, pois aumentam o colesterol LDL. Saiba mais sobre o que fazer para baixar o LDL.
Discussão sobre esse post