O mercado farmacêutico brasileiro atingiu um faturamento de R$ 142,43 bilhões em 2023, representando um crescimento nominal de 8,53% em relação a 2022. Foram comercializadas 5,77 bilhões de embalagens, um aumento de 1,03% comparado ao ano anterior, abrangendo um total de 14.108 tipos de apresentações.
O setor contou com a participação de 223 empresas, que ofertaram 6.955 nomes comerciais de produtos distribuídos em 509 classes terapêuticas diferentes. Além disso, foram comercializados 1.913 diferentes princípios ativos, refletindo a diversidade e a complexidade do mercado.
As informações são da 7ª edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico, divulgado pela Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED). O documento traz informações sobre a indústria de fármacos em 2023, além de um anexo estatístico para análise dos dados.
As informações geradas têm o objetivo de fortalecer a transparência, ampliando a capacidade de participação da sociedade nos processos regulatórios e na formulação de políticas públicas no setor de saúde. Os dados contemplam todas as empresas e produtos farmacêuticos regulados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Publicação
O objetivo do Anuário é oferecer estatísticas sobre a indústria de fármacos no Brasil. Para traçar o perfil do mercado, o levantamento considerou dados consolidados até setembro de 2024, extraídos dos relatórios de comercialização encaminhados pelas empresas.
O documento traz uma ampla variedade de informações sobre a evolução do mercado farmacêutico, o faturamento anual obtido, os produtos comercializados, as características dos medicamentos, os canais de distribuição, as substâncias mais comercializadas, entre outras.
Discussão sobre esse post